Os cuidados de manutenção, são cuidados que ajudam a garantir a preservação e duração da vida.
Como consequência de uma situação de doença ou por envelhecimento podem ocorrer perdas de capacidade e/ou funcionalidade que se constituem como uma limitação à realização de actividades quotidianas que asseguram a continuidade de vida tais como: comer, beber, evacuar, lavar-se, levantar-se, deslocar-se, mexer-se.
Referimo-nos a situações de pessoas:
- com demência;
- com doença crónica;
- com sequelas de traumatismos cranianos entre outros.
É nosso propósito, dar a estas situações, uma resposta no domicílio através de profissionais de enfermagem que procedem a uma avaliação de obstáculos à realização de actividades e que determinem o alcance de eventuais consequências, que possam condicionar um rápido agravamento da situação.
Realizada a avaliação e estabelecidos objectivos mediante um plano devidamente estruturado, fazemos uma proposta de intervenção tendo sempre em vista compensar o efeito das perdas e do desgaste ocasionado por diminuições sensitivo- motoras (auditivas, visuais, tácteis, motoras) bem como pela perda de controlo de esfíncteres, das propriedades da pele, etc. Porém, tendo sempre o discernimento de estimular e manter no domínio da pessoa, aquilo que ela é capaz de fazer.
A ausência de cuidados de manutenção que abranjam a área física, afectiva e social, pode implicar a ausência das forças vivas da pessoa, daquilo que a faz ser, que a faz reagir ou desejar reagir.
Também a família ou cuidadores que muitas vezes acusam a desorientação e desgaste de não conseguir ajudar o seu ente querido são alvo da intervenção da equipa da Humanize – Cuidados de Saúde , Lda. constituída por:
- Enfermeiros;
- Fisioterapeutas;
- Terapeutas da Fala;
- Nutricionista.