A comunicação é fundamental para a interacção social. Esta capacidade presente desde de sempre nas nossas vidas, e que realizamos muitas vezes de forma inconsciente. Torna-se por vezes num processo complicado e difícil perante intercorrências como Acidentes Vasculares Cerebrais ou Demências, apresentando dificuldades na codificação da mensagem (dificuldade em nomear e/ou evocar; dificuldades em escrever,…) ou na descodificação da mensagem (dificuldades na compreensão da linguagem).
Por uma vida melhor, a Humanize - Cuidados de Saúde, conta na sua equipa com serviços de terapia da fala que no domicilio e em conjunto com a família concebem e implementam estratégias que a potencializem competências comunicativas e estimulem a aquisição de novas competências de forma a manter ou alcançar a sua autonomia e a maior qualidade de vida.
Os terapeutas da fala actuam mediante o desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação a nível da fala, linguagem, da função de audição e visão, a nível oro-muscular, respiração, deglutição e voz, englobando funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
Algumas áreas de intervenção dos Terapeutas da fala são:
- Perturbações da Linguagem (Atraso de Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações Especificas da Linguagem, Afasia);
- Perturbações da Fala (disartria, perturbações articulatórias, disfonias, laringectomias e gaguez);
- Perturbações da Leitura e Escrita (Dislexia, Disortografia);
- Perturbações da Interacção e Comunicação;
- Pertubações da alimentação (distúrbios de deglutição, disfagias);
- Alterações da Motricidade e Sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos).